segunda-feira, 7 de julho de 2008

Projetos de pesquisa sobre Ambientes de Aprendizagem

Durante o 1ºSemestre de 2008 entramos em contato com diferentes ambientes de aprendizagem. Desenvolvemos projetos de pesquisa para conhecer outros espaços educativos além da escola.
Abaixo você poderá constatar nossas descobertas:

MUSEU ESCOLAR PROFESSOR ARNILDO HOPPEN
Bianca Walter
Neiva Postay

O Museu Escolar Professor Arnildo Hoppen foi criado em 19 de maio de 1996, por ocasião dos festejos dos 60 anos do Colégio Sinodal, fruto da necessidade de conservação, guarda de documentos, fotos e objetos significativos para a história da escola, do Morro do Espelho e por que não dizer de São Leopoldo.
O que era uma idéia pode enfim ser concretizada quando em 1996 foi cedido o prédio que abrigava anteriormente o "Internatinho", para a instalação do Museu. Pode-se aí realizar o trabalho de catalogar e organizar o rico material histórico, dividindo-o por assuntos. O nome do Museu é uma justa homenagem ao ex-professor, ex-diretor do extinto internato e diretor do colégio por 25 anos, Sr. Arnildo Hoppen.
Como educadoras e futuras pedagogas, acreditamos que o museu é um espaço educativo e alternativo e complementar à educação formal da sala de aula. Os museus pretendem promover uma nova forma de olhar, a partir de seus materiais e temas propostas, suscitando a curiosidade para a aquisição de novas experiências que conciliem e estabelecem pontes.
A Escola e o Círculo de Pais e Mestres
Ligia
Em minha pesquisa conheci uma escola onde as coisas acontecem de um jeito diferente, como se trata de uma escola municipal, encontrei lá uma APEMEM (Associação de Pais e Mestres das Escolas Municipais), que desenvolve aquilo que literalmente podemos chamar de trabalho coletivo na escola.
Por esse motivo, a APEMEM da escola investigada se preocupa tanto em oferecer aos alunos o acesso aos mais variados recursos didáticos possíveis. Outro fator relevante é que a opinião e as reivindicações das crianças sempre são levadas em consideração e ponderadas pelos pais e professores.
As aprendizagens encontradas em um grupo de jovens

Cecília dos Santos Pereira
Maria das Dores da Silva


Este trabalho é resultado da pesquisa que fizemos junto a um grupo religioso de jovens ligado a comunidade Católica. O grupo pesquisado foi Grupo de Jovens de Emaús Semear localizado em Campo Bom. Este grupo é pertencente a Diocese de Novo Hamburgo e é composto por jovens a partir dos 17 anos.
Observamos alguns encontros do grupo em que os jovens desenvolvem dinâmicas e após fazem reflexões sobre o tema abordado na dinâmica. O grupo tem como objetivo desenvolver valores humanos e cristãos, incluindo o jovem na comunidade. Estes jovens realizam atividades tanto na igreja como liturgia e animação nas celebrações, como projetos para a comunidade carente.
Segundo relatos dos próprios integrantes as aprendizagens que o grupo proporciona ou já proporcionou são de crescimento: humano - trabalham a valorização humana, onde cada um tem a sua importância, o seu potencial. Espiritual – a fé como um valor cristão. Oportunidade de liderança: a cada encontro um dos integrantes é responsável pelo tema da dinâmica que irá trabalhar no dia do encontro, assim todos farão uma “ reunião” como é denominada.
Muitos relataram que a convivência no grupo os tornou mais seguro, pois se sentiam muito tímidos e a oportunidade de liderar uma reunião, fazer as leituras na celebração, preparar uma atividade junto à comunidade faz com que sejam importantes. Também o clima de amizade é muito presente no grupo. Há um trabalho de coletividade, de afetividade. Alguns relataram que se tornaram mais afetivos com a família.
Para se tornar um integrante no grupo é oferecido um curso em que se aprende a conhecer melhor a si e as normas da igreja. Também neste curso se aprende a ter iniciativa de colaborar para um mundo melhor e saber separar as coisas boas das coisas ruins, segundo eles separar o “joio do trigo”.
Fazendo uma relação com os textos utilizados no PA Ambiente de Aprendizagem podemos identificar estes momentos de encontros como o que TONUCCI, 2005 traz como: Espaços para comunicar-se. Nos ambientes onde estes jovens fazem uma apresentação em público, estão ganhando um espaço na comunidade.

Os jovens são vistos na maioria das vezes como os “bagunceiros”, aqueles que não querem nada com nada, irresponsáveis.
Algumas habilidades também são desenvolvidas pelos jovens. Existe uma banda musical, que faz a animação nos eventos do Movimento de Emaús e nas celebrações. “Aqui aprendemos de tudo, a cantar, a tocar, a se relacionar com as demais pessoas e entender as diferenças de cada um é que os torna belo. Aprendemos muito um com o outro.” (K. relato oral).
Os encontros acontecem na casa dos integrantes para que, segundo eles, a família conheça o que o seu filho/a está fazendo neste grupo. “A relação da família é muito importante, pois alguns procuram participar de um grupo de jovens como uma atividade de escape, para fugir dos conflitos familiares.” (D. relato oral). Uma das temáticas trabalhadas com o grupo é a importância da família e como os jovens podem ser mediadores entre a família, conflitos e a religiosidade.
Um novo espaço de Aprendizagem: Ônibus de Turismo
de Porto Alegre
Luciane Oliveira
Kelly de Lima
Em funcionamento desde janeiro de 2003, a linha começou a circular durante o 3º Fórum Social Mundial. A linha faz sucesso entre os turistas, que são o maior público nos dias úteis e durante a realização de eventos, mas seu maior feito foi transformar o porto-alegrense em turista em sua própria cidade.
Buscamos através deste novo espaço de aprendizagem uma forma atrativa de nossos alunos conhecerem a historia da própria cidade.
Salientamos a importância de mostrar o quanto às ruas e monumentos históricos podem tornar-se espaços ricos de aprendizagem.

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